USO DO DOJO

O Dojo Harmonia foi inaugurado em 1994 e desde então está situado em Pinheiros, na rua dos Cariris 13, entre a Estação Faria Lima do Metrô e do Shopping Eldorado. Além da área nobre do Dojo que é o grande salão com 70 m² com piso de tatame sintético, contamos com duas salas de apoio, três banheiros, uma pequena cozinha, uma recepção para o coffee break e wifi.

Seja para um uso apenas por algumas horas ou para um fim de semana inteiro, temos disponibilidade e interesse em oferecer nossa estrutura para práticas que promovam o desenvolvimento humano por meio de alguma expressão artística e coletiva. O Dojo comporta confortavelmente grupos até 30 pessoas.

Worshop de Sumi-e
Oficina de Música
Férias no Dojo

VIVÊNCIAS


Nos últimos anos o Dojo Harmonia tem oferecido inúmeras experiências relacionadas a algum tipo de prática artística para proporcionar a reconexão com as melhores qualidades humanas e acima de tudo despertar a capacidade de criar coletivamente.

Acreditamos que a auto-expressão através das artes é nosso direito de nascença enquanto seres humanos. Existem muitas culturas no mundo em que a dança, o canto, a música, as artes visuais e o teatro fazem parte da trama da vida cotidiana. Em Bali, por exemplo, as artes são tão presentes e disseminadas, que não existe uma palavra para “artista”. Quando nos expressamos sem tentar ser bons ou perfeitos, muitas vezes somos tomados pela felicidade. Através das artes nós aprendemos formas de compreender o contexto de nossas ações, viver com paradoxos, colaborar com outros, contar nossas histórias, e muito mais.   

A sensação de jogo, liberdade, e fluxo que experimentamos nos relaxa e desperta. Brincar com arte ultrapassa a parte lógica e analítica do nosso cérebro, promovendo inovação e uma consciência mais aguda das possibilidades.  Como seres humanos, somos todos visionários, e as artes nos ajudam a descobrir essa capacidade.

Conheça o universo de vivências que acontecem no Dojo Harmonia e consulte a programação 2018 para participar das próximas atividades:


MÚSICA
Lenna Bahule (voz), Leo Rodrigues (pandeiro), Paulo SuzukI (tambores), Priscila Lavorato (canto) e Victor Chaves (bateria) são alguns dos músicos que já ofereceram oficinas musicais no Dojo Harmonia. Isso sem contar o ensaio do espetáculo músical Ópera Urbe – Peste Contemporânea que durante três meses ocupou o Dojo para os ensaios.

IMPROVISAÇÃO
A arte de improvisar e estar pronto para o que der e vier, além de uma habilidade própria dos brasileiros é uma competência que está cada vez mais presente na formação de novos profissionais. A vida fica mais leve quando sabemos responder a cenários instáveis e usamos nosso potencial criativo para encontrar soluções inovadoras e surpreendentes. Seja no terreno da escrita, da expressão verbal, da música, do movimento, saber improvisar é algo que se aprende brincando no Dojo.

AIKIDO
Todas às quartas-feiras a partir das 19h30, José Bueno compartilha sua percepção da essência do AIKIDO por meio de práticas leves e reflexões profundas. A participação contínua nos encontros, além de proporcionar enormes benefícios físicos e emocionais, desenvolve resiliência e fortalece a capacidade de enfrentar desafios na vida com criatividade. Os encontros reúnem homens e mulheres, curiosos, iniciantes e graduados para vivenciar de corpo e alma os princípios da arte AIKIDO: fluxo, presença, simplicidade, empatia, conexão e naturalidade. Venha se surpreender participando de uma aula experimental com Bueno Sensei.

ARTES VISUAIS
Brincar com as artes, em um ambiente sem julgamento, é simplesmente muito divertido. Preocupações com o passado e o futuro desaparecem, e nos encontramos no fluxo do momento presente. Muitos cientistas sociais já estudaram os benefícios da expressão criativa na saúde. A expressão criativa gera relevância, nos colocando em contato com nossos pensamentos e emoções. Cria entusiasmo, nos fazendo explorar e ultrapassar nossos limites. A expressão criativa traz vida porque convida nossa imaginação a trabalhar sobre o mundo.

RODA 5070

Terceira idade, melhor idade, maturidade, feliz idade, 50 +, Lab 60, MaturityNow, o assunto da “envelhescência” está no ar. A expectativa de vida no Brasil e no mundo mudou completamente e queremos descobrir juntos como desfrutar dessa fase da vida com saúde e alegria. RODA 5070 é um encontro para reunir homens e mulheres entre 50 e 70 anos interessados em atravessar esse momento de vida de modo criativo, leve e produtivo.


ATIVIDADES PARA PAIS E FILHOS

Algumas vivências no Dojo são dedicadas exclusivamente para oferecer uma oportunidade de pais e filhos, adultos e jovens poderem participar juntos do processo de descoberta e aprendizagem.


FÉRIAS NO DOJO

Nas férias de julho de 2016, o Dojo Harmonia ofereceu um leque de 17 oficinas para pais e filhos participarem juntos. Capoeira, lambe-lambe, desenho, teatro, criação de histórias, pandeiro, grafitti, tambores, improvisação, aikido e culinária foram algumas das práticas que preencheram todos os finais de semana para adultos e crianças a partir de 3 anos. Algumas oficinas eram voltadas para crianças a partir de 7 anos.


AI KID O para pais e filhos

Entre 2013 e 2014 o Dojo Harmonia desenvolveu um trabalho oferecendo um horário exclusivo para pais e filhos aprenderem juntos a essência da arte Aikido. Em 2016, a iniciativa voltou e o Dojo oferece um horário às quintas-feiras pela manhã para pais e filhos. Além de desenvolver uma oportunidade de convivência e aprendizagem em família, a prática de Aikido é oferecida de modo leve, simples e divertido.


DOJO DELIVERY

O campo mágico de um Dojo Harmonia já foi aberto em diversos lugares para oferecer uma experiência inesquecível para alunos ou colaboradores de uma empresa. Um Dojo é um ambiente de confiança e entrega ao risco da mudança. É um lugar onde o corpo ensina a mente, pois o que acontece no campo de um Dojo costuma ser uma experiência leve, impactante e inesquecível pois integra o corpo ao conhecimento. O Dojo Harmonia já serviu de plataforma para desenvolvimento humano na Fundação Getulio Vargas, na escola de inovação Perestroika, no Supremo Tribunal Federal, na Natura, no Colégio Bandeirantes, na Universidade da Experiência, no Grupo Anima e em muitos outros lugares onde alguma inovação se tornou necessária.

Fundação Getúlio Vargas FGV – LIDERANÇA 360º
Universidade da Experiência – FOCCUS, LIDERANÇA TRANSFORMADORA, OPEN DOJO
Supremo Tribunal Federal – LIDERANÇA NATURAL
Natura / Ubuntu

Programa APG – Via Varejo

Anima Educação – LÍDERES INSPIRADORES
Colégio Bandeirantes – O GUERREIRO E O PALHAÇO

Amana Key – FORMAÇÃO DE LÍDERES

FORMAÇÃO DE CONSULTORES ADIGO – LUMO