SOBRE O DOJO

A palavra Dojo é de origem japonesa e sua tradução pode ser: “lugar da iluminação pela prática”. Um Dojo é um lugar para se vivenciar algum tipo de conhecimento pela experiência direta, aquela que envolve os sentidos do corpo. É o lugar onde o pensamento encontra o gesto, onde a mente e o corpo são estimulados a estarem juntos em todos momentos.

O Dojo Harmonia nasceu em 1994 como um lugar criado para se cultivar a harmonia, a camaradagem, a cooperação e a convivência pacífica por meio da linguagem prática da arte Aikido. Milhares de pessoas aprenderam a ressignificar conflitos e encontrar novos meios para lidar com situações de tensão e conflito por meio da aprendizagem viva dos princípios do Aikido.

Em 2014, o Dojo ampliou sua atuação para começar a acolher múltiplas práticas e experiências de harmonia além do Aikido. Inúmeros encontros, vivências e workshops tem sido oferecidos por diversos parceiros para fortalecer a vocação inspiradora do Dojo como um lugar de aprendizagem, criatividade e desenvolvimento humano. Experiências como oficinas de fenomenologia, teatro social, canto, capoeira, técnica alexander, facilitação gráfica, improvisação, sufismo, escrita criativa, circulo de homens fazem parte das experiências que o Dojo tem oferecido para a comunidade paulistana.